OBS. (2024): após mudanças de visões, passei a opinar em outros veículos. Cliquem aqui. Grato!
⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠
Deixando de lado alguns artistas respeitados de jazz, blues e country, que também já fizeram suas investidas no mundo rock (não por acaso, devido aos fortes laços destes estilos com o rock), me concentrarei aqui na área mais "perigosa": artistas de pop (e derivados), eletrônica e hip hop que nutrem certo respeito e admiração pelo rock, o que resulta em sutis influências do estilo em uma ou outra música, seja nas letras com mais atitude, nas melodias típicas do rock 'n' roll, ou em batidas mais cruas e diretas.
Sem mais delongas, e como os exemplos falam mais alto na matéria em questão, vamos a alguns:
One of the Living (Tina Turner)
Batida forte e tipicamente "glam 80's", além de boas guitarras unidas ao vocal nervoso de Tina, fazem desta música um poderoso "rock". Confira:
Breathe (The Prodigy)
Em relação ao The Prodigy, a música em questão traduz muito bem o espírito "Electronic punk" do grupo. Pode-se dizer que os caras são mais "roqueiros" do que muita banda de rock por aí... Confira:
Sober (Pink)
Essa não é a primeira investida de Pink no universo das baladas de pop/rock, mas certamente é um ótimo exemplo de que a moça soa bem em sua versão mais "orgânica". Confira:
Sabotage (Beastie Boys)
Música bastante influente no chamado "rap rock" - gênero que logo descambou para o "new metal" -, "Sabotage" é mais um clássico dos gigantes do hip hop Beastie Boys. Confira:
Robot Rock (Daft Punk)
Assim como o The Prodigy, o Daft Punk também possui algumas influências roqueiras, como pode ser notado no energético riff da música em questão. Confira:
Shut Up and Drive (Rihanna)
Mais uma cantora badalada da música pop, Rihanna também resolveu trazer um pouquinho de tempero "rocker" - tanto em letras quanto melodia - à sua salada pop, neste chacoalhante single. Confira:
Heavy Metal do Senhor (Zeca Baleiro)
No caso desta peculiar - e curiosamente famosa - faixa do famoso cantor de mpb Zeca Baleiro, o título faz jus à música, e a música fala por si. Confira:
Beat It (Michael Jackson)
Dispensa qualquer descrição, não acha? Confira pela milionésima vez:
Se você conhece mais músicas "roqueiras" de artistas de outros gêneros, indique na parte de Comentários!
2 comentários:
Rihanna é diva, eu a adoro, e modéstia a parte se você for olhar meu background musical... Para mim ela é uma popstar sem-par no mainstream pop, não ouço mais nenhuma outra. Gosto muito da voz da Rihanna, seja dito de passagem, intermédia entre soprano e contralto. Ela é autentica, sem no entanto ser demasiado caricata, como lady gaga, ou excessivamente bestialógica, como Beyonce e Britney Spears.
Sim, muitas músicas de estilos diversos se relacionam com o rock, afinal nenhum estilo nasce amarrado,e a mistura de gêneros hoje é uma fato, uma realidade, como há muito tempo é, e hoje mais do que nunca.
Muito interessante sua matéria.
bjos
modestia parte, sem querer gabar minha diva, mas a melhor musica citada ai foi a da pink, se eu lembra de outros generos te falo hehe
Postar um comentário