sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Rocktulando: Boogie Rock

Todo mundo adora odiar rótulos. Milhares de pessoas bradam aos quatro ventos que rótulos servem apenas para limitar a arte, mas ao mesmo tempo, dizem com orgulho que amam rótulos como rock e/ou metal. Partindo da premissa de que rótulos são importantes para a subdivisão deste estilo variado e fascinante que é o rock 'n' roll, abordarei aqui alguns subgêneros ou movimentos musicais que, bem sucedidos ou não, conseguiram deixar sua marca no estilo. E o rótulo do dia é: Boogie Rock!

Em determinado momento da história do rock 'n' roll, entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, quando a essência dançante e divertida do estilo foi substituída por viagens psicodélicas e/ou progressivas, certas bandas, mais puxadas para o hard rock, utilizaram suas influências de R&B (rhythm and blues) e rockabilly em uma "nova" investida: rock pra dançar!

Tal virada no mundo do rock caiu como uma luva para os apreciadores de um som mais energético, como podemos notar na evolução musical do Status Quo (foto) e Humble Pie. Ambas as bandas iniciaram suas carreiras de uma forma meio apagada e indefinida, mas conseguiram se destacar com o uso cada vez mais constante de guitarras e batidas típicas do rock 'n' roll clássico. Assim surgiu oficialmente o Boogie Rock!

Em pouco tempo, o Foghat (foto) e o Canned Heat também entraram para o círculo de representantes deste sub-gênero, sendo o primeiro um verdadeiro exemplo da fusão de Hard Rock com Boogie Rock, o que resultou em uma sonoridade que se mantém rara no rock até os dias de hoje!

Os canadenses do Bachman-Turner Overdrive ficaram famosos pelo uso das influências de Boogie Rock em cima de uma sonoridade acessível e comercial, uma sacada que abriu um possível caminho para a evolução do estilo. Porém, no início dos anos 80, o som do Boogie Rock se perdeu em meio ao flerte cada vez maior das bandas com a New Wave, surgida no final dos anos 70. O maior exemplo desta perda de identidade está na mudança de sonoridade ao longo da discografia da J. Geils Band.

Os fãs de Boogie Rock ficaram "órfãos", e tiveram que se contentar com seus velhos discos, ou com as esporádicas faixas mais dançantes de bandas de Hard Rock e Southern Rock, como ZZ Top (foto) e Allman Brothers Band. Já as bandas realmente voltadas ao sub-gênero, estavam quase extintas...

Os veteranos do já citado Status Quo continuam lançando ótimos álbuns de Boogie Rock até hoje, mas, infelizmente, o estilo ainda se encontra em estado de hibernação, esperando por um novo "revival", que chegará apenas no instante em que os novos roqueiros aprenderem que a vida também pode ser uma festa, e que o rock de verdade foi feito pra agitar! Aguardemos...

Um comentário:

Felipe disse...

Boogie Rock... Sinto falta de mais investidas nesse estilo...