sábado, abril 04, 2009

Sports (Huey Lewis and the News)

Sports (Huey Lewis and the News)
Por Fábio Cavalcanti

Falar sobre qualquer obra de pop/rock é uma tarefa delicada. Há quem defenda com unhas e dentes que bandas mais voltadas ao mainstream não merecem estar no mesmo patamar de bandas aparentemente mais "artísticas" e menos comerciais. Mas, quem disse que não existe música de excelente qualidade no meio comercial? E quem disse que não existem artistas dessa "turma" que sejam realmente apaixonados pelo tipo de música que fazem? A injustiçada trupe do Huey Lewis and the News é um claro exemplo disso.

Meio mundo já deve ter ouvido o maior clássico da banda: "The Power Of Love" (da trilha do filme "De Volta para o Futuro"). Apesar de tudo, tal música traz muito da essência do Huey Lewis and the News, que nos seus melhores trabalhos fazia uma mistura gostosa de pop/rock com a new wave dos anos 80. E o seu álbum "Sports" de 1983 mostra perfeitamente isso, além de conseguir prender a atenção de ouvintes mais atentos às influências clássicas que até uma banda desse gênero pode trazer em seu som.

E então você pergunta: o que seriam essas "influências clássicas"? Em faixas como as excelentes "The Heart of Rock & Roll" e "Honky Tonk Blues", pode-se notar uma pegada mais rock 'n' roll. Nas simpáticas e divertidas baladas (sim, certas baladas também podem ser divertidas) "Bad Is Bad" e "If This Is It", nota-se influências de blues e R&B.

Ao longo do álbum, entre letras simples e um contagiante vocal (e não vamos esquecer dos ótimos vocais de apoio), e entre guitarras, teclados e saxofones muito bem dosados, pode-se notar também leves influências de soul, apesar destas estarem muito bem diluídas na proposta "new wave" da banda.

Em "Sports", que não falta é música pra dançar: desde a melódica "Walking on a Thin Line", passando pela semi-AOR "Finally Found a Home" até a acelerada "You Crack Me Up". E não vamos esquecer das excelentes, grudentas, e não menos dançantes "Heart and Soul" e "I Want a New Drug", que foram ótimas escolhas para singles, e mereciam ter feito mais sucesso na época.

Mas, e quanto à palavra "injustiçada", citada no primeiro parágrafo? Há quem prefira pensar que o Huey Lewis and the News teve o sucesso merecido, mas também há quem tenha ouvido uma boa quantidade de artistas de pop/rock, e descobriu que a banda em questão se destaca entre a maioria, em termos de qualidade musical e honestidade com a sua obra. Seja como for, "Sports" é um álbum exemplar do Huey Lewis and the News, e deve ser escutado por qualquer pessoa que permita a inclusão do melhor do pop/rock em seu acervo particular de "classic rock bands".

Nota: 9

Músicas:
1. The Heart of Rock & Roll
2. Heart and Soul
3. Bad Is Bad
4. I Want a New Drug
5. Walking on a Thin Line
6. Finally Found a Home
7. If This Is It
8. You Crack Me Up
9. Honky Tonk Blues

Nenhum comentário: