segunda-feira, janeiro 26, 2009

Tonight: Franz Ferdinand (Franz Ferdinand)

Tonight: Franz Ferdinand (Franz Ferdinand)
Por Fábio Cavalcanti

Algumas vezes, é interessante observar com atenção aquela famosa ânsia de bandas alternativas e/ou indies em geral, por um som que represente um "passo à frente" em relação aos seus trabalhos anteriores. Seria uma necessidade de agradar críticos? Seria uma necessidade de fugir de qualquer rótulo? Questões como essas vem à tona quando escutamos "Tonight", o mais novo álbum do Franz Ferdinand.

Considerando o cenário indie atual, que dispensa sem dó qualquer banda que já tenha passado de uns 5 anos de atividade, o Franz Ferdinand poderia muito bem se aposentar após seus 2 primeiros álbuns: os ótimos "Franz Ferdinand" (2004) e "You Could Have It So Much Better" (2005). Mas, após dar uma sumida do foco da mídia, Alex Kapranos e sua trupe resolveram seguir a famosa regrinha de "ir além", e apostaram em algo bem diferente dessa vez.

Mas então, o que seria esse "algo bem diferente"? Em primeiro lugar, vamos citar apenas o que continua vivo e forte no som da banda: batidas bem dançantes, e letras com temáticas diversas, mas tratadas de uma forma (quase) sempre divertida. Porém, ao ouvir a primeira faixa, a grudenta "Ulysses", pode-se notar um direcionamento musical pouco voltado a guitarras. E dá-lhe teclados e sintetizadores ao longo de "Tonight"! Aquele famoso mix de indie rock "garageiro" com pós-punk parece ter sido deixado de lado dessa vez...

As faixas "Turn It Off", "No You Girls", "What She Came For", "Can't Stop Feeling", "Live Alone" e até semi-obscura "Twilight Omens", trazem uma produção bem "carregada", e claras influências de new wave, synthpop e electropop. E falando em exageros de produção, destaque especial para a interessante "Lucid Dreams", que termina com uma longa e hipnótica passagem instrumental eletrônica, digna de uma boa coletânea de trance...

Saindo um pouco (mas nem tanto) da área bastante eletrônica, temos a simpática "Send Him Away" (que chega a ser um tanto britpop), e a nervosa "Bite Hard", faixa mais "rocker", e também uma das melhores do álbum. E logo no final da track list, temos duas razoáveis baladas na sequência: a eletrônica "Dream Again" (que surge logo após a já citada "Lucid Dreams", quase como um complemento) e a acústica "Katherine Kiss Me".

E então, como fica aquela reflexão inicial? O fato é que o Franz Ferdinand trouxe boas músicas em "Tonight", mas não conseguiu superar seus 2 primeiros álbuns. Temos aqui um caso de mudança que acabou não dando muito certo, mas que ainda pode ser corrigida no futuro (de preferência, com um retorno às raízes).

Por outro lado, se você é do tipo que simplesmente não aguentava mais ouvir aquele rock "sujo" e "garageiro" praticado anteriormente pelo quarteto, então vá em frente e aprecie "Tonight", sem medo de dançar!

Nota: 7

Músicas:
1. Ulysses
2. Turn It On
3. No You Girls
4. Send Him Away
5. Twilight Omens
6. Bite Hard
7. What She Came For
8. Live Alone
9. Can't Stop Feeling
10. Lucid Dreams
11. Dream Again
12. Katherine Kiss Me

2 comentários:

Marcele C. disse...

Incrível a aversão que tenho a essa banda. Mesmo gostando de algumas coisinhas do gênero indie e sabendo que, essa é uma das principais, não gosto, não trago.
Acho que eles tem uma sonoridade batida e pastelão demais. Eu posso até ouvir esse trabalho novo mas, só porque a sua resenha tá ótima, como sempre. Mas, sem pretensão alguma de gostar e passar a ouvir diariamente. Não dá,cara.

Tô aguardando o cd novo do Ucú...opa, U2....uahauahua
Esse sim,quero pichar sem perdão!
ahahahaha!

Beijo, meu quérido amigo!
o/

Supersonics Oasis Cover disse...

ótimo blog, parabéns!

O Supersonics Oasis Cover BH começa os preparos para o retorno! Contando com os integrantes e fundadores da formação original, André Cangussu ( Andy Bell ) Marcelo Russo ( Chris Sharrock ) e Stefan Salej ( Noel Gallagher ) procuramos as duas peças chaves para continuar rockeando: Liam e Gem Archer. Se você é vocalista ou guitarrista, mande seu e-mail para supersonicsoasiscover@gmail.com Pode ser com mp3, video, ou tel para contato.

Procura-se:
Liam Gallagher Cover
Gem Archer Cover

http://www.supersonicsoasiscover.blogspot.com

Supersonics Oasis Cover - The Mad Fer It