sexta-feira, novembro 03, 2017

[Álbum] Pacific Daydream (Weezer)

OBS. (2024): O texto abaixo representa apenas as minhas percepções iniciais sobre música.
Confiram meus materiais posteriores, nos links do menu desse blog. Obrigado!

⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠


O Weezer sempre foi uma banda de altos e baixos, seja em estilo ou qualidade musical. Após mais de duas décadas e dez álbuns lançados, o quarteto californiano poderia investir apenas em sua “fórmula do sucesso”, a qual consiste num turbilhão de temáticas ‘nerds’, guitarras pesadas e melodias “fofinhas” – e que resultou, por exemplo, no excepcional disco "Everything Will Be Alright in the End" (2014). Porém, seu décimo-primeiro disco, intitulado “Pacific Daydream”, nos traz apenas sabores novos... e indigestos.

Rivers Cuomo e seus queridos comparsas nos entregam 35 minutos de uma sonoridade que, apesar de concisa e corajosa, não passa de uma massa pastosa de pop/rock moderno com batidões arrastados e sutilmente eletrônicos, além de guitarras apagadas. Os "animados" singles "Mexican Fender" e "Feels Like Summer" representam bem essa essência, além de nos levarem à pergunta: essas duas coisas pasteurizadas deveriam ser os novos hinos do Weezer?

De positivo, temos aqui as adoráveis letras irreverentes e divertidas de sempre, em um caleidoscópio de aventuras - e desventuras - típicas de um "loser's club" formado por quarentões. Os astros se alinham de forma certeira na excelente - e comovente - "Sweet Mary", e no divertido rock "La Mancha Screwjob".

Infelizmente, o acervo de boas ideias temáticas acaba se perdendo em faixas como as cafonas "Weekend Woman" e "QB Blitz". Ainda temos o quase hip hop "Beach Boys", o qual não passa de uma tentativa risível de chegar a lugar nenhum. E "Happy Hour" soa tão sonolenta quanto... bem, qualquer coisa que não seja uma hora feliz. E o que falar do rock insosso "Get Right", o qual está longe de ser o acerto propagado pelo seu próprio título? Por fim, "Any Friend of Diane's" nos faz querer ser amigos de qualquer pessoa, menos da tal Diane.

No final das contas, é bem provável que os iniciados do universo rocker noventista atravessem a audição de "Pacific Daydream" com apenas uma ideia na cabeça: puxa vida, como eu adorava a alma e energia do "Blue Album", "Pinkerton" e "Green Album". De toda forma, o novo álbum do Weezer nos mostra bem o que é que não queremos escutar desses quatro - e ainda carismáticos - 'nerds'.

Nota: 3

Confira a divertida "homenagem" feita ao Guns N' Roses no clipe de "Feels Like Summer":


Músicas:
1. Mexican Fender
2. Beach Boys
3. Feels Like Summer
4. Happy Hour
5. Weekend Woman
6. QB Blitz
7. Sweet Mary
8. Get Right
9. La Mancha Screwjob
10. Any Friend of Diane's

Um comentário:

anita disse...

Massa