OBS. (2024): após mudanças de visões, passei a opinar em outros veículos. Cliquem aqui. Grato! ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠
Todo mundo adora odiar rótulos. Milhares de pessoas bradam aos quatro ventos que rótulos servem apenas para limitar a arte, mas ao mesmo tempo, dizem com orgulho que amam rótulos como rock e/ou metal. Partindo da premissa de que rótulos são importantes para a subdivisão deste estilo variado e fascinante que é o rock 'n' roll, abordarei aqui alguns subgêneros ou movimentos musicais que, bem sucedidos ou não, conseguiram deixar sua marca no estilo. E o rótulo do dia é: Ska Punk!O ska, em sua forma mais pura, é um daqueles estilos peculiares e donos de uma sonoridade agradável e única. Surgido na Jamaica, no final dos anos 50, o ska foi bastante influente no desenvolvimento do reggae, mas também adquiriu uma leve afinidade com o rock com o passar dos anos... Entre os artistas mais representativos do gênero, a nível quase didático, destaco o cantor Prince Buster.
O punk, como sabemos muito bem, surgiu oficialmente no final dos anos 70, e passou a sofrer mutações ainda ao longo desta fase embrionária. Como você já pode deduzir agora, o subgênero em questão aqui é o Ska Punk, uma surpreendente mistura daqueles arranjos simples e sujos com o elegante conjunto de metais (saxofone, trombone, trompete) do ska.

Entre os primeiros artistas do Ska Punk, podemos citar o The Specials (foto), The Selecter e Madness, todos pertencentes a um curioso movimento chamado '2 Tone', capitaneado pela gravadora '2 Tone Records'. O punk ainda não se mostrava muito evidente nesta mistura inicial, mas a fusão definitiva com o rock já era bem clara e promissora.

Após um período de baixa, ao longo dos anos 80, o Ska Punk foi ressuscitado pelo grupo Operation Ivy (foto), e teve a sua "terceira onda" nos anos 90, através de uma mistura alucinada de pop/punk e hardcore melódico com os arranjos do Ska, evidenciada no som de bandas como Reel Big Fish, Less than Jake e The Mighty Mighty Bosstones.

Bandas de punk como Goldfinger e Rancid também entraram na onda, apostando em canções esporádicas de Ska Punk. Vale destacar ainda o No Doubt, famosa banda de pop/rock que apostou forte no Ska Punk em seus primeiros discos, enquanto que a igualmente famosa Sublime (foto) relembrava um pouco mais a essência do gênero, com claros toques de reggae.
Finalizando, a nível de curiosidade, vale citar ainda a influência do Ska Punk no rock nacional, em velhos hits do Charlie Brown Jr., Los Hermanos, ou mesmo dos Paralamas do Sucesso nos anos 80. Além de todos os artistas gringos já citados, vale a pena dar uma garimpada em busca de alguns destes sons da nossa terrinha, e se divertir com esse estilo universal e inigualável que é o Ska Punk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário