quinta-feira, maio 14, 2009

Cause I Sez So (New York Dolls)

OBS. (2024): após mudanças de visões, passei a opinar em outros veículos. Cliquem aqui. Grato!
⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠ ⚠

Cause I Sez So (New York Dolls)
Por Fábio Cavalcanti

Não é exagero dizer que o New York Dolls foi uma das principais bandas do glam rock, do proto-punk, ou simplesmente do rock como um todo. Marcados na história por terem influenciado várias e várias bandas, que vão do rock 'n' roll ao punk propriamente dito, a trupe do vocalista David Johansen e do guitarrista Sylvain Sylvain lançou 2 ótimos álbuns no início dos anos 70, encerrando as atividades poucos anos depois. Em meados dos anos 2000, a famosa dupla, juntamente com uma nova formação, ensaiou um retorno que se concretizou com o lançamento do simpático álbum "One Day It Will Please Us to Remember Even This" (2006). E agora, três anos depois, chega às lojas (ou aos computadores, através de mp3s) "Cause I Sez So", novo trabalho da banda, que traz novamente a pergunta: esse retornou realmente valeu a pena?

O ato de escutar o novo álbum dos "Dolls" pode ser um tanto perigoso, visto que suas primeiras faixas "'Cause I Sez So" e "Muddy Bones" são rockões maravilhosamente inspirados e vigorosos, os quais nos levam a pensar que o grupo superou facilmente o álbum anterior. Na sequência, as semi-baladas (ou baladas, dependendo do ponto de vista) "Better Than" e "Lonely So Long" evidenciam uma leve queda de ritmo, e também de qualidade. Quando se espera mais um belo rock, a fraca "My World" mostra que o grupo está se afastando cada vez mais das suas raízes rock 'n' roll - tendência mostrada de forma ainda sutil e pouco prejudicial em seu trabalho anterior.

Apesar do título quase auto-provocativo, a bluesy "This Is Ridiculous" é levemente agradável aos ouvidos, mas perde brilho em meio a um setor tão lento do álbum. E pra piorar de vez, a acústica e excessivamente brega "Temptation to Exist" se mostra como o ponto mais lamentável de "Cause I Sez So". Na sequência, a semi-balada (ok, já me acostumei) "Making Rain" também não impressiona, mas pelo menos traz agradáveis passagens elétricas que podem até causar arrepios, depois de tantas batidas mais lentas e arranjos eletro-acústicos pouco inspirados ao longo do álbum...

E como já era de se esperar, em um inevitável preconceito surgido ao longo do play, não tarda para que a decadência volte à tona na fraca e entediante "Drowning", a qual também dispensa mais comentários. Mas então, isso significa que o New York Dolls morreu de vez? Claro que não! Ao final do álbum, temos duas agradáveis surpresas: a suingada e bluesy "Nobody Got No Bizness" e a energética "Exorcism of Despair", dois petardos rockers que remetem ao espírito das 2 primeiras faixas do álbum, e da própria essência inicial de uma banda que chamou mais atenção pelos seus excelentes e grudentos rocks, e que certamente não será lembrada pelas incursões em terrenos que se mostrariam mais frutíferos para bandas de outra "turma". Mas, considerando o direito artístico, a intenção vale alguma coisa, não é?

Por fim, menção "especial" à regravação do clássico "Trash", que dessa vez se transformou naquilo que o próprio título da música sugere. Na tentativa de mostrar que um bom rock pode soar bem em uma versão mais baladeira e quase reggae, os "Dolls" prejudicam ainda mais o resultado final de "Cause I Sez So", mostrando que certas bandas nasceram mesmo para tocar o mais simples rock 'n' roll, com guitarras, agitação, e mais guitarras! Nem mesmo as razoáveis letras e a impecável produção do colega de trabalho de longa data Todd Rundgren - unindo crueza e sofisticação na medida certa - salvam os veteranos David Johansen e Sylvain Sylvain de um possível "não" como resposta à pergunta feita no primeiro parágrafo...

Nota: 5

Músicas:
1. 'Cause I Sez So
2. Muddy Bones
3. Better Than You
4. Lonely So Long
5. My World
6. This Is Ridiculous
7. Temptation To Exist
8. Making Rain
9. Drowning
10. Nobody Got No Bizness
11. Trash
12. Exorcism Of Despair

3 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei do nome do cd: "Cause I Sez So" :p

H. disse...

Parabéns pelo excelente blog Fábio!

Deu para ver que tens um bom gosto na área do rock.

Se quiseres, dá uma vista de olhos ao meu blog onde também analiso alguns álbuns de rock. Gostaria até de trocar links contigo, se quiseres.

um abraço!

H.

H. disse...

Ah é verdade!

No caso de quereres visualizar o meu blog, o link é:

www.rockendsrolling.blogspot.com