sexta-feira, novembro 14, 2014

Promessas do Rock Baiano

O rock baiano sempre encontrou certa dificuldade para sair das fronteiras do estado, rumo a um público maior ao redor do país. Para piorar, tive que abandonar qualquer tipo de sentimento "bairrista" ao abordar, anteriormente, alguns problemas ainda recorrentes entre a maioria das bandas daqui, como vocês podem ler no link abaixo:

Rock baiano: retrocessos e alguns avanços

Agora, chega de reclamações sobre máfias, sobre músicos que só lembram da sua existência quando precisam de algo, ou mesmo sobre o costume bizarro de contratar integrantes (especialmente bateristas) que acabam aparecendo em 1572863975 bandas mais preocupadas com "perfeição profissional" (que ninguém pediu) do que com o desenvolvimento de uma personalidade musical marcante. O papo de hoje é sobre artistas que fazem boa música!

Preparados? Vamos lá!

LO HAN
- A Lo Han é uma banda "old school" em dois sentidos: nos quase 10 anos de atividade, e na proposta voltada ao bom rock 'n' roll com cheiro de naftalina. Ainda assim, podemos enquadrá-los entre as promessas do rock baiano, pelo fato de terem finalizado recentemente suas ótimas gravações de estúdio, e por terem abandonado o esquema "festival de covers" (graças a Deus!) em detrimento de shows mais autorais. Com influências que vão da crueza do AC/DC ao apreço melódico do Deep Purple, os caras já deixaram sua marca na cidade. Agora, está na hora de divulgar esse som pelo resto do Brasil, não?


DESRROCHE
- A banda de rock industrial Desrroche também passou um bom tempo modelando seu trabalho, até aprimorar o seu "canhão sonoro" e o fator estético soturno que sempre marcou a obra do grupo. Sim, temos aqui uma banda que também se preocupa em realizar um espetáculo visual e imersivo, na tradição de nomes como Rammstein e Marilyn Manson. Com uma dose extra de peso à la Fear Factory, e shows "macabros" que oscilam entre o memorável e o caricato, a Desrroche quer mesmo é chocar todo mundo... e num bom sentido, se possível!


INSTINTO SECRETO
- A Instinto Secreto passou uns dois anos trabalhando pesado, até o ponto em que seu vocalista atingiu o mesmo - e ótimo - nível técnico do instrumental do grupo, graças a muita dedicação e algumas simplificações vocais bem sacadas (aprendam: um membro com dificuldades nunca será "orientado a se retirar da banda" se houver uma amizade genuína ali dentro). Recentemente, o quinteto realizou shows marcantes, e iniciou a gravação do seu álbum, no qual teremos toda a sua ferocidade temática, vocais e guitarras afiadas, grooves certeiros de baixo e bateria, e uma pegada "hard" moderna. Escute alto!


GEORGE CHRISTIAN
- Claro que eu não poderia ignorar o cenário "avant-garde" da nossa cidade, representado pela singularidade dos projetos do guitarrista/vocalista/compositor George Christian. Estou falando de música para os sentidos, calcada em uma essência ambiente, psicodélica e levemente cinemática. Óbvio que não é um som fácil - e sua música pode parecer bem abstrata para muitos ouvintes - e nem conveniente para a maioria dos momentos, mas vale a pena reservar sempre um tempo para desvendar os incomuns caminhos sonoros expostos na acidez sônica do artista em questão. Escute atentamente e flutue...


EVOLUTION'S VEIL
- E agora vamos à recomendação "novata" desse espaço. Falo da banda de metal progressivo Evolution's Veil, capitaneada pelo jovem guitarrista Benete Silva. Apesar da gravação caseira, podemos notar o quanto sua técnica e 'feeling' são bem desenvolvidos, o que resulta em uma sonoridade próxima do Dream Theater e Opeth. Agora é esperar por uma gravação devidamente "orgânica" (que destaque ainda mais a "alma musical" de cada integrante) e por mais shows dos caras.


Para finalizar, peço que você não veja essa matéria como uma recomendação suprema dos cinco melhores artistas da Bahia, mas sim como uma pequena amostra de tudo de bom que a nossa terra tem para oferecer. E a depender do nível de receptividade, darei continuidade à série com mais exemplos. Aprofundem seus conhecimentos sobre a boa música baiana e até a próxima!

Nenhum comentário: