quarta-feira, março 07, 2012

[Álbum] Montrose (Montrose)

Montrose (Montrose)

No dia 03/03/2012, o rock perdeu o grande guitarrista Ronnie Montrose, vítima do câncer de próstata, aos 64 anos de idade. Os não-iniciados no universo do rock 'n' roll certamente nunca ouviram falar no cara, e devem ter estranhado as inúmeras declarações de luto de grandes artistas - Slash, Sammy Hagar, Glenn Hughes, Dee Snider, etc. -, que ainda citavam um certo "disquinho" do guitarrista, intitulado "Montrose".

Formada no início dos anos 70, a banda Montrose trouxe em seu primeiro 'line-up' o cantor Sammy Hagar - que viria a fazer sucesso como o segundo vocalista do Van Halen, nos anos 80. Em 1973, o grupo lançou o álbum "Montrose", uma verdadeira pérola do então recém-nascido hard rock. Agora sejamos sinceros: Ronnie foi um ótimo guitarrista, mas nenhum dos seus álbuns seguintes obteve o êxito artístico do seu disco de estréia.

Agora, falemos sobre o disco em si. O riff da faixa de abertura "Rock the Nation", juntamente com a sua batida agitada e seu orgulhoso refrão, mostram muito bem o que está por vir: uma porrada atrás da outra! Já "Bad Motor Scooter" alterna entre momentos cadenciados e momentos mais agitados, em uma verdadeira viagem sonora, sem nunca perder o peso e as boas dinâmicas do hard rock.

O rock 'n' roll mais "dançante" também fala alto no álbum, seja na "pedrada sonora" de "I Don't Want It", ou nas absurdamente divertidas "Good Rockin' Tonight" e "One Thing on My Mind", as quais podem arrancar um belo sorriso até de um metaleiro "do mal", tanto pelas suas letras descompromissadas, quanto pelos seus ótimos arranjos.

O som mais "heavy" predomina na acelerada "Space Station #5", mantendo sempre uma adorável sofisticação musical. Já o som mais cadenciado marca o clássico malicioso "Rock Candy", sendo este um verdadeiro hino para shows em grandes estádios. A última faixa, "Make It Last", finaliza este incrível álbum com um clima mais melódico e contido, mas sem perder sintonia com a proposta mais energética das faixas anteriores.

Curto, direto, sem tropeços, e quase totalmente cru, "Montrose" é uma verdadeira aula de rock 'n' roll, hard rock, heavy metal e... enfim, boa música! Para aqueles que já ouviram algumas das bandas mais clássicas de hard rock e heavy metal, surgidas após o lançamento desta "bolacha", é um deleite descobrir que cada uma destas oito músicas trouxe algo que as influenciou diretamente. Confira você mesmo!

Finalizo esta humilde resenha dizendo apenas "R.I.P. Ronnie Montrose"!

Nota: 10

Músicas:
1. Rock the Nation
2. Bad Motor Scooter
3. Space Station #5
4. I Don't Want It
5. Good Rockin' Tonight
6. Rock Candy
7. One Thing on My Mind
8. Make It Last

Nenhum comentário: