quarta-feira, outubro 27, 2010

O céu é o Hell (Baranga)

O céu é o Hell (Baranga)
Por Fábio Cavalcanti

Baranga pode até ser aquele tipo de mulher que apenas os mais desesperados - ou tarados - encaram, mas também é o nome de uma das melhores bandas do rock nacional atual. Se você imaginou um rock agitado e sem frescuras, acertou em cheio! Após três álbuns que fazem valer a tríade "sexo, cerveja e rock 'n' roll", a banda lança "O céu é o Hell" (2010), apostando dessa vez em... sexo, cerveja e rock 'n' roll!

Dez faixas em cerca de 35 minutos de álbum. Assim se resume o novo trabalho deste quarteto paulista que, assim como o AC/DC ou o Motörhead, nunca soa datado ou realmente repetitivo. Em termos de qualidade musical, poderíamos até dizer que o ótimo - e pesado - álbum "Meu Mal" (2007) é o trabalho menos inspirado da banda, o que torna este novo 'play' ainda mais gostoso aos ouvidos.

Abrindo com a energética "Deixa a Noite Saber", o vocalista Xande soa como se estivesse apenas introduzindo mais um belo show da sua banda. Ainda citando a noite, a faixa "Noites Imundas" nos faz lembrar que rock de verdade também pode ser imundo, não apenas sujo. A ótima "Aplica Mais uma Dose" não é uma faixa sobre drogas, é apenas mais uma ode à diversão e ao consumo pesado de bebidas alcoólicas.

Destilando agressividade, "Vai Se Dar Mal" nos faz lembrar dos melhores momentos álbum anterior. Por outro lado, a boa "Na Madrugada" peca um pouco por ser a terceira música com temática "noturna" em um mesmo álbum. "Jogando os Dados" investe na fórmula do AC/DC, e ainda influencia o ouvinte a querer fazer algumas apostas. Já a faixa-título "O Céu É o Hell" é um rock 'n'roll que parece ter sido feito sob medida para incomodar a galera mais careta.

"Porrada Rock N' Roll" pode parecer um tanto pueril, mas vale pelo seu ritmo contagiante. Já a sacolejante "La Carretera", com seus arranjos à la Status Quo, chama mais atenção pela curiosa história abordada em sua letra. Por fim, "Boca de Ouro" fecha bem o álbum, se mostrando como uma das melhores faixas do mesmo.

Ao final de "O Céu É o Hell", fica um gostinho de "quero mais", o que prova que o Baranga (a banda, claro) ainda tem muita lenha pra queimar. Vamos apenas esperar que o quarteto não demore mais três anos para lançar sua próxima "bolacha". Por ora, vamos aplicar mais uma dose...

Nota: 9

Músicas:
1. Deixa a Noite Saber
2. Noites Imundas
3. Aplica Mais uma Dose
4. Vai Se Dar Mal
5. Na Madrugada
6. Jogando os Dados
7. O Céu É o Hell
8. Porrada Rock N´ Roll
9. La Carretera
10. Boca de Ouro

Nenhum comentário: