quinta-feira, novembro 26, 2009

Rock 'N' Roll (Erasmo Carlos)

Rock 'N' Roll (Erasmo Carlos)
Por Fábio Cavalcanti

Quem nunca ouviu falar em Erasmo Carlos? Certamente, ele é o famoso parceiro musical do 'rei' Roberto Carlos, não? Porém, por mais interessante que isso seja, tal parceria não representa exatamente seu maior trunfo no meio musical, como muitos pensam... De fato, o assunto aqui é a ótima obra do cantor e compositor Erasmo Carlos, que lançou em 2009 o seu mais novo álbum, "Rock 'N' Roll".

Aos 68 anos de idade, e após incursões em diversos estilos musicais, Erasmo faz valer novamente o seu velho apelido 'Tremendão', entregando um trabalho curiosíssimo, a começar pelo seu equivocado título... Espera um pouco, como assim "equivocado"? Bem, podemos chegar a tal conclusão apenas ao final da audição do álbum, após perceber que escutamos um respeitável "mix" de rocks, baladas, e uma boa dose de arranjos puxados para o folk rock ('n' roll). Obviamente, isso não invalida a qualidade musical da obra como um todo...

Com uma produção "sem frescuras", Erasmo Carlos mostra muita atitude - tanto nas letras quanto nos arranjos - no vibrante rock "Jogo Sujo" e no sacolejante 'boogie' da divertida "Cover". Claro que, como nem tudo são 'rocks', temos as "rock ballads" "Olhar de Mangá" (divertidíssima), "A Guitarra é uma Mulher", e as lindas "Chuva Ácida" e "Noturno Carioca", as quais mostram que o bom velhinho (com todo o respeito da palavra) está entregando um trabalho recheado de liberdade e sinceridade musical. Por outro lado, "Vozes da Solidão" soa apagada, e poderia muito bem ter sido substituída por um bom rock 'n' roll...

Claro, agora que estamos falando de rock, vamos a mais algumas legítimas "faixas título" do álbum: a dançante - e um tanto curta, infelizmente - "Noite Perfeita", a "pesada" e soturna "Um Beijo é um Tiro", a deliciosamente retrô "Mar Vermelho" (aposto que você irá pensar em The Doors), e a empolgante "Encontro às Escuras". Por fim, destaque especial para "Celebridade", o divertido - e até engraçado - pop/rock latino que fecha o álbum.

No final das contas, "Rock 'N' Roll" pode não fazer valer o "roll", mas certamente faz valer o rock (absolutamente sem aspas), mostrando que Erasmo Carlos sempre será um dos nossos eternos roqueiros nacionais, e que não existe idade "avançada" que apague sua paixão pelo rock, muito menos o seu honroso apelido de 'Tremendão'.

Nota: 8

Músicas:
1. Jogo Sujo
2. Cover
3. Chuva Ácida
4. Olhar de Mangá
5. Noite Perfeita (Uma Farra no Tempo)
6. A Guitarra é uma Mulher
7. Um Beijo é um Tiro
8. Vozes da Solidão
9. Mar Vermelho
10. Noturno Carioca
11. Encontro às Escuras
12. Celebridade

Nenhum comentário: