sexta-feira, dezembro 19, 2008

Devil in the Details (Hogjaw)

Devil in the Details (Hogjaw)
Por Fábio Cavalcanti

Bandas novas vem e vão. Esse é o curso natural das coisas no atual cenário da música. E vamos encarar os fatos: os "recursos naturais" musicais já estão quase totalmente esgotados. Então, tendo uma banda nova, como você pode se destacar? Simples: faça uma boa "reciclagem"! Partindo desse princípio, algumas bandas novas por aí fazem música com uma qualidade infinitamente superior à de bandas que tentam (em vão) fazer algo de realmente novo e bom. Entre essas bandas, temos os americanos do Hogjaw, que acabam de lançar "Devil in the Details" (2008), seu álbum de estréia.

O estilo? Vamos tentar imaginar uma espécie de Black Label Society bastante caipira, que traga como principais influências: Lynyrd Skynyrd, Molly Hatchet e The Allman Brothers Band. Realmente, não se trata da mistura mais original do mundo, visto que o Hogjaw toca basicamente um southern rock mais pesado. Mas, ao começar a ouvir a faixa de abertura "4 Lo", é impossível o ouvinte não se deixar levar pelo contagiante "groove" da música, e então ficar interessado pelo que vem a seguir...

Na sequência, o Hogjaw despeja mais rocks de alto calibre, como as "suingadas" "El Camino" e "Gitsum", a "bluesy" "Junga", a lenta e pesada "Swamp", e a veloz "Before Monday Come" (muito cuidado para não pisar fundo no acelerador, se for ouvir essa última no seu carro). Ainda temos as boas baladas "The Fog" e "This Whiskey", que pecam apenas por se arrastarem um pouco mais do que o necessário.

E pra não dizer que este quarteto do Arizona ignorou suas raízes realmente "southern", ainda podemos destacar duas das faixas mais divertidas do álbum: o country-rock "East Bound & Down", e a acústica "Cheap Whiskey", que fecha o álbum de uma forma leve e descompromissada.

Após escutar "Devil in the Details", o ouvinte pode até sentir falta de pelo menos mais um "rockão" agitado na track list do disco, mas ficará satisfeito o suficiente por ter encontrado uma banda nova que traga tamanha competência e sede por rock de qualidade. E fazendo uma associação com todo o "vazio" representado por uma parte da sua terra natal, podemos considerar o Hogjaw como um verdadeiro achado em um cenário musical atual tão inexpressivo e carente de boa música.

Nota: 8

Músicas:
1. 4 Lo
2. El Camino
3. Before Monday Come
4. The Fog
5. Gitsum
6. East Bound & Down
7. Swamp
8. This Whiskey
9. Junga
10. Cheap Whiskey

2 comentários:

Felipe disse...

Hogjaw é uma das bandas mais interessantes dentre as recentes. Esse álbum de estréia é realmente muito bom. Espero que a banda não acabe como tantas outras interessantes que não conseguiram se firmar... Aguardo ansiosamente o segundo álbum.

Rafael Kuvasney disse...

cara, conheci o hogjaw há pouco tempo, duas semanas mais ou menos, através da comunidade do black label society. Uma das melhores novidades dos últimos anos, depois no Nashville Pussy (na minha humilde opinião). Recomendado!